segunda-feira, 23 de maio de 2016

Embalagens

Oyeeeee
Vamos retomar o tema das feiras?
Esta opção continua sendo uma escolha favorável para quem quer apresentar seus trabalhos, estar presente no mercado, fidelizar clientes e testar novos produtos.
Começamos bem e já passamos por alguns processos entre eles:
- como escolher uma feira para participar. Não viu clique aqui.
- montagem do stand. Também perdeu essa dica? Então clica aqui.
- organização do stand. Ahhh.. tem que ler!!! Clica aqui.

Agora vamos falar de outra parte que também faz parte dos preparativos, mas que tem efeito direto no durante a feira - as embalagens.
Diferente do que fazemos em nosso atelier, levar caixas (ainda que desmontadas), frufrus, papéis de seda, etiquetas, laços e todas os lindíssimos detalhes que utilizamos para fazer uma bela embalagem para nosso cliente, infelizmente não é viável.
Sendo assim, uma sacola, seja ela plástica, papel/kraft ou TNT, sempre é uma ótima opção.
Porém analisemos as possibilidades caso a caso. E se houver a possibilidade de investir um pouco a mais há a opção das sacolas personalizadas.


Então vamos começar!

Geralmente as mais utilizadas são de papel/kraft, as sacolas plásticas e vou comentar também sobre as de TNT.

Sacolas de Papel

As sacolas de papel podem ser confeccionadas com diversos tipos de papéis.  

 
fonte: http://sacoladepapelpizzopack.com.br/sacoladepapel-sacodepapel-sacoladepapelpersonalizada-designdesacola/tipos-de-papel-peso-que-cada-sacola-suporta-gramatura-papel-kraft-sacola-e-seu-papel-saiba-mais-sobre-sacola/

Cada tipo define a qualidade final e é melhor designada para alguns tipos de modelos e o objetivo (o que será colocado nela - seu peso - tipo de personalização).

Tratando-se de artesanato e micro ou pequeno empreendedor, geralmente e principalmente no quesito feiras, se opta pela sacola Kraft. 
Então vou explanar sobre este tipo de papel por ser o mais comumente utilizado.

O kraft é um papel resistente, permite acabamento razoável e é uma ótima opção para quem busca uma opção econômica.
  
fonte:www.nacirembalagens.com.br
 

 
fonte:www.z3embalagens.com.br

Há sacolas kraft disponíveis no mercado em diversos tamanhos, modelos e tipos diferentes de alças. (Geralmente torcida 1a foto ou cordão de nylon 2a foto).

Assim como a mais conhecida na cor parda, também encontra-se na cor branca com alta alvura (beeeeem branca) para proporcionar possibilidades de impressão e personalização.
 
fonte:www.embalagensfacilitta.com.br

Para quem busca outras opções e simpatiza com a ideia "kraft" também há disponível sacolas deste material coloridas.
Estas cores são obtidas tingindo o kraft branco, sendo assim elas serão coloridas por fora e brancas interiormente.
 
fonte:lcembalagens.com.br

Em algumas raras vezes no kraft natural. Porém note que a cor fica mais opaca e pelo que compreendi fazendo minha pesquisa, há limite de cores possíveis.
 
fonte:www.sacolaki.com.br

Para saber outros detalhes sobre a estrutura do papel kraft, recomendo este artigo

Agora vou falar de outro detalhe muito importante, afinal ninguém gosta de passar vergonha não é mesmo? No momento de encomendar ou comprar sua sacola kraft, tenha em mente:

A gramatura do papel

A gramatura do papel é o que vemos nas embalagens, como por exemplo de papel sulfite que compramos para nossa impressora. O mais comum é 75g. Este papel tem a gramatura de 75g por metro quadrado. Mas 75 gramas de quê? De (massa+aditivos+cargas) que são produtos/matérias primas para a confecção do papel.

Maaaas, devo adiantar que gramatura é diferente de espessura (grossura) do papel. Aquela que olhando lateralmente ou pelo tato sentimos a diferença entre um papel e outro, ainda que tenham a mesma gramatura. Isso pode ocorrer ao comparar materiais de fabricantes diferentes.

Então, para conhecer mais sobre este tema e para não me estender nesta parte técnica, leia este artigo.  

Bom, mas se eu falei da gramatura, obviamente tem um objetivo. 
Você deve pensar sempre no peso do seu produto, porque é a gramatura do papel que vai determinar, combinado ao tamanho da sacola, quanto de peso ela aguentará.
Observe a imagem abaixo.
 
fonte: http://sacoladepapelpizzopack.com.br/wp-content/uploads/2015/03/info-grafico-sacola-de-papel1.png

A sacola deve ser de tamanho e gramatura proporcional ao peso de suas peças e/ou combinação de algumas delas que você sabe que podem ser vendidas juntas na feira.
De nada adianta uma sacola bonita, decorada ou personalizada, se ela rasgar e deixar seus produtos no chão e o cliente com cara de "tacho" no meio da rua.
Então sempre informe uma média de peso para a pessoa com quem for adquirir suas lindas sacolas kraft.

Também não vou me estender muito neste tema. Aqui vou apenas pontuar os detalhes que devem ser observados para que não esqueça. Até porque este post hein? Já está ficando graaaande... Mas é que eu quero explicar tudinho para você..rs... aí vou buscando informações e já viu...

Bom sobre este tópico, sugiro que leia este artigo e fica tudo lindo e bem claro!

Agora vamos a outra parte que interessa deste tema que é a personalização!
Vou passar aqui por algumas opções, desde as mais artesanais e baratas as mais "avançadas".

Stencil

Quando comecei foi uma boa alternativa. Como artesã(o) sempre há a possibilidade de poder fazer sua própria sacola utilizando a técnica do stencil. Claro, neste ponto não utilizamos para fazer coisas muito aprimoradas como diversas letras, nomes longos e desenhos complexos. Geralmente se você tem uma logo de fácil representação, o stencil pode ser de grande valia.
No caso me refiro a fazer seu stencil, seja ele com acetato comprado ou reutilizando o bom e velho raio-x banhado em água sanitária.
Passa-se o desenho para a lâmina, corta-se com estilete e com tinta acrílica podemos com rolo, pincel, esponja ou spray (apertando bem e não mexendo o stencil para não borrar) pintar a sua logo, de forma simples, mas que fica bonito.
Aliás essa técnica inclusive é utilizada em tecido. Que tal aproveitar e personalizar umas camisetas, um avental para usar durante a feira ;-)
Fica a dica já que vai estar com a mão na massa...rs....
obs.: neste caso deverá ser utilizado tinta para tecido! Só lembrando...  


 
fonte: http://blog.esfera.mobi/2011/08/05/oficina-de-stencil

Para saber como reutilizar chapa de raio-x clique aqui.

Para outro detalhes sobre como cortar com estilete ou pintar, há diversos vídeos no youtube para que possa olhar, conforme a técnica que for utilizar - pincel, rolo, esponja ou spray.


Carimbos

Carimbos são peças coringas que você pode utilizar não só nas suas sacolas, mas também em cartões, tags, outros tipos de embalagens, nas caixas de envio e etc.
Eu particularmente sou apaixonada e adepta dos carimbos! E você pode encontrar diversos e a preços acessíveis.
O mais legal é que também não precisa utilizar apenas o da sua logo, mas combinar com outros recadinhos fofos que vão deixar seu cliente se sentindo muito especial.
Abaixo fiz uma demonstração rápida para que possam ver.
 

Estes mimosos do exemplo e os da minha logomarca como a maioria já sabe são da Tê Pires. Para conhecer a lojinha clique aqui.
Eu sempre estou misturando, combinando, uma hora de uma maneira em outro momento mudo tudo. O bacana é que você pode diversificar.  :-D

Agora vamos falar um pouquinho das opções com um pouco mais de investimento. As sacolas personalizadas por contratação de serviço.

Existem duas técnicas de personalização de sacolas. O silkscreen ou serigrafia e a impressão offset.

Como estamos tratando de papel kraft, a personalização é feita através do silk screen. 
Porém vou apenas pontuar o offset a título de conhecimento.

O offset é impressão em papel feito a máquina.
Ela é utilizada para sacolas feitas em outros tipos de papéis, sem limites de cores e imagens, diferente do silkscreen. Esta técnica é perfeita para sacolas cheias de detalhes, logos e desenhos mais complexos e grandes tiragens.
Sacola em papel offset 180g
Impressão offset em 4 cores
                                                       Cordão de Nylon Roxo
 

fonte:http://www.equipgraf.com.br/portfolio/sacola-para-presentes-uva-e-verde/

Já a impressão por serigrafia, que ainda é utilizada e que cabe melhor a uma situação para encomenda em quantidade pequena, tem este quesito como vantagem e a limitação de cores como desvantagem, não aceitando bem cromias (misturas de cores e/ou degradês). Também exige maior prazo para confecção.
 
fonte: www.foccoimpressoes.com.br

A serigrafia é feita utilizando uma imagem negativa gravada em uma tela de tecido através de uma emulsão que é revelada por luz.
Para cada cor utilizada para composição do desenho, uma tela deve ser feita.
Ao contratar este serviço, você pode optar por comprar as telas e mantê-las com você para futuras encomendas, ou se a empresa de personalização fizer, dependendo dos critérios de cada uma, eles tem um prazo mínimo para manter a tela do seu projeto. Caso contrário, vão apagar e reutilizar a tela. Informe-se.

Só para ter uma ideia como é, para quem não conhece, abaixo coloco uma imagem e após o link de um rápido vídeo desta imagem. Ainda que seja em camiseta o processo é o mesmo.
Veja que acho importante detalhar estes pontos, porque penso ser de extrema importância saber todos os detalhes ao contratar um serviço e não ir simplesmente e cegamente nas informações que são dadas pelo prestador.
Observe que nosso dindin é contadinho e não há muita margem para erros.
Também não preciso comentar que no caso de sacola errada, serigrafia errada e e etc, o erro sobra para o cliente que não soube pedir, não para o prestador que não soube esclarecer ou fazer. Fique esperta(o).
 

Bom, creio que o que eu poderia falar sobre embalagem papel/kraft que me lembre é isso.

Então a dica é: seja criterioso ao escolher o tamanho x gramatura da sacola para que possa levar com carinho seus produtos e fazer um cliente feliz.

Observe que o kraft tem suas nuances. O papel pardo, obviamente é o mais barato. Se optar por um colorido(tingido) o preço muda. O tipo do papel e se o tingimento permite uma boa personalização em serigrafia, também deve ser analisada antes de adquirí-la. Por isso quis trazer todos estes detalhes.

Além das opções que comentei, obviamente você pode conhecer outras formas de trabalho e ou com papel para personalizar sua sacola. Abuse, inove, o importante é se mostrar por aí. 
Caso conheça ou faça algo diferente, aproveita e compartilha nos comentários. Vou adorar!

Sei também que há a possibilidade de fazer combinações de técnicas. Por isso veja que, seja de forma artesanal ou encomendando o trabalho, sempre é possível fazer de cada item necessário para uma participação em feira, algo essencial e uma ferramenta de divulgação de sua marca.
 
E por hoje é isso!!
Em breve novo post sobre embalagens e será sobre sacolas plásticas.
Não perca!!!

Além disso, comente o que achou do post. Seu feedback é super importante!

Slds




Daniela Fellipe
Lallana Atelier

“Peças artesanais para decoração, harmonização
e presentes especiais para pessoas especiais.

Assim como você!”
 




2 comentários:

  1. Nossa! Que arraso!
    Acabei de abrir e quero ler com calma, mas só pela rápida olhada, as dicas são óootimas!!! Bjo Dani!

    ResponderExcluir
  2. estou tentando cobrir todos os aspectos dando o máximo possível de opções e/ou informações.
    Acredito que está dando certo...rs...

    bjoka

    ResponderExcluir