quinta-feira, 7 de abril de 2016

Organização do Stand

Uhuuuuuu
Olha eu aqui novamente, agora com a 3a postagem da série "Participando de Feiras".
Fiquei muito feliz com os feedbacks. Tenho realmente esta intenção de ajudar para que escolham de maneira correta, observem detalhes importantíssimos e principalmente, que a sua participação seja exitosa.

No primeiro texto eu foquei em como escolher uma feira para participar. Comentei sobre os tipos de feiras, organizadores, espaço de stand, localização e demais tópicos. Caso não tenha lido ainda, corre para não perder o fio da meada. Basta clicar AQUI.

Já o segundo texto iniciei os comentários sobre a montagem do stand no seu aspecto mais cru, estritamente estrutural. Que é a cara metade do texto de hoje, então caso também não tenha visto a divulgação no facebook, clique AQUI e não perca nenhum detalhe!

Neste texto vou comentar sobre a montagem do stand após a fase estrutural, onde adicionamos itens decorativos e recursos para a melhor visualização de nossos produtos.
Também comentarei sobre destacar-se!

Para este texto, utilizarei como modelo a feira de Lindóia, que creio ser a que mais se encaixa na maioria das feiras de artesanato existentes na atualidade.
Visão geral: é uma feira em espaço fechado, onde há dois corredores centrais em que se distribuem os participantes em duas fileiras para cada lado, formando um U na sua configuração.




São oferecidas 1 mesa estilo escolar para cada participante. 
Muitos utilizaram toalhas em TNT, poucos utilizaram prateleiras, a maioria utilizou biombo de aramado.

Boa parte do trabalho exposto era patchwork. Posso dizer que 85% da feira era patch (isso nos meus cálculos). 

***Aaaah, boa eu lembrar disso. As vezesss.... acontece como nesta feira, de você ser a única ou uma das poucas pessoas a ter um produto bem diferente. Então, prepara o gogó... porque como já é uma feira tradicional, as pessoas que frequentam esperam ver determinados produtos, no caso patch. Então, você terá aquele momento de conquistar o cliente, de apresentar o produto, mas atente que isso é diferente de argumento de venda. É realmente ter um discurso na ponta da língua para apresentar seu produto, explicar seus benefícios, tentar encontrar a "dor" daquele cliente e mostrar a ele como você pode saná-la. Sendo assim, eu tive que falar 3 ou 4x mais que os outros participantes. Foi um trabalho completamente diferente em que eu iniciava perguntando se as pessoas conheciam ou já tinham ouvido falar sobre mandalas. A partir daí eu as convidada a se aproximar, mostrava em detalhes (porque ver com a mão é diferente), comentava seus benefícios, em que técnica eram feitas, em que se baseia a metodologia das mandalas para harmonização e assim vai. Pensa numa pessoa que falou muiiiiiiiiiiiiiiiito. Dois dias antes de acabar a feira eu já estava quase sem voz. Mas super valeu a pena...rs.. Enfim apenas para comentar, esteja preparada(o) para isso, poderá ocorrer. ***

Voltando... como eu sabia deste detalhe do patch, lembrando dos 1.000 km a serem percorridos, o tamanho do meu carro, o que eu conseguiria e precisaria levar, foi que eu determinei como montaria o stand.
A 1a coisa que eu sabia: eu teria que fazer algo para meu stand se destacar.

Tendo isto em mente, utilizei o recurso de colocar minha logo em evidencia com iluminação. Então, eu mesma pintei uma placa com a logomarca utilizando a técnica vitral para dar mais ênfase já que é a mesma técnica que utilizo para as mandalas. Pedi ao marceneiro para montar um box, fiz a parte elétrica com lâmpadas led e o resultado foi este:



Meu stand podia ser identificado deste a entrada da feira. :-D
Arrasei...rs... (brincadeirinha).

Dando continuidade, como falamos anteriormente a toalha é apenas o fundo, um luminoso como o acima é um plus, então vamos para o próximo tópico que é o que colocar sobre a mesa.

Expositores: 
Uma das coisas que eu levei recentemente e funcionou super bem foram expositores. 
Calculei quantos produtos eu conseguiria distribuir sobre uma determinada área da mesa plana e quantos eu conseguiria distribuir com um expositor que seria do tamanho deste mesmo espaço. O resultado foi positivo para o expositor uma vez que, devido a oferecer espaço na vertical, proporcionou melhor visibilidade para o cliente.



Neste caso utilizei outro tecido que gosto muiiiiito que é o voil. Claro que ele é para casos mais específicos, inclusive um que vou citar mais abaixo.
Mas aqui o objetivo era apenas uma leve tela para não aparecer o fundo (já que o expositor é vazado) e utilizei a parte detrás dele para deixar alguns itens como a máquina de cartão, celular, caneta e etc. 
Deu também uniformidade em cor para destacar mais os livros sem ser algo muito sólido.
*o voil também não é um tecido caro. Hoje entre R$ 7,00 a R$ 9,00 o metro.*
Outro ponto a se observar: quanto mais fácil for a visualização de sua peça, maior a possibilidade de venda. 
No caso das mandalas, eu precisava demonstrar em dois momentos (com e sem iluminação). Para isso também utilizei o voil em prateleira com iluminação indireta.



Vou compartilhar uma experiência que talvez no seu caso seja a mesma que a minha: Pense em como se sente quando vai a uma loja de sapatos? O tipo de loja que mais detesto fazer compras é loja de sapatos! "Mocado", misturado, de difícil visualização, me confunde, realmente é o tipo de exposição de produtos que me apavora. E diversas vezes por não conseguir visualizar facilmente o que eu queria, já fui embora de mãos vazias. O detalhe mais importante disso é que eu não efetuei a compra simplesmente porque houve dificuldade de encontrar o que eu buscava, não que o item não estivesse lá. Se não há um vendedor disponível então....
No seu caso pode ser outro tipo de loja ou exposição que lhe incomode, mas utilizei este exemplo porque não gosto e conheço diversas pessoas que têm a mesma impressão.
Então, ao pensar na exposição mais adequada para seu produto, lembre-se deste detalhe e pense com bastante carinho e atenção. Inclusive na distância entre elas (vide abaixo a mesa de mandalas).

Novos produtos:
E para produtos inovadores, algo que ajude a demonstrar sua funcionalidade também é bem-vindo.
No caso do porta carregador para smartphone, que é meu carro chefe na técnica de cartonagem, eu fiz um expositor de funcionalidade, ou seja, um expositor que me permitia mostrar exatamente como é o uso do produto. Com isso e uma placa de identificação do produto abaixo, o cliente por si só já compreendia e se impressionava ao imaginar utilizando-o.



Itens menores como algo com sua logo, o nome, plaquinhas de mdf, flores, balas (se sabe que haverá pessoas da melhor idade, leve inclusive balas diet), também são interessantes. Desde que não poluam o espaço a ponto de distrair o cliente dos seus produtos. 

Como tudo é experiência, eu pensei em utilizar o cordão de fadas que virei a lançar muito em breve, como decoração da mesa na feira. Porém, ocorreu que como é um item muito procurado ele acabou por chamar atenção demais, deixando de ser um item decorativo para ser foco. Após duas horas no 1o dia eu tive que retirar, porque ao final acabou atrapalhando.

Eu sou adepta do menos é mais. Aliás, lema que funciona para diveeeeersos assuntos hahahuahau. Depois dessa experiência, é um lema mais que comprovado também para feiras...rs...
Mas como disse, tenha este equilíbrio entre o que é para agregar e o que pode vir a atrapalhar. E as vezes descobrimos testando mesmo. O importante é tomar uma providência rapidamente!

Tenho visto muitos itens como cestas, caixotes etc e etc. Nada contra, só acho que muita gente está fazendo a mesma coisa... Acredito sim que sempre é possível se diferenciar em pequenos detalhes. 
Enfim, avalie e veja o que melhor lhe convém. 

Está tendo um branco? Google e Pinterest estão aí para INSPIRAR.   ;-)

Algo importante também é o preço. Para encadernação e cartonagem, como levo alguns itens que são coleções e tendo assim o mesmo preço, coloco apenas numa plaquinha uma vez diante daqueles produtos e não neles. 
No caso das mandalas, que são itens diferenciados, coloco o valor com etiqueta na peça (mais precisamente no cordão). Qualquer lugar que não marque, não deixe resíduos de cola e etc, afinal cada rolo de etiqueta que compramos vem com uma qualidade ou falta de qualidade..sei lá..rs... 
No caso de peças em tecido sou super fã das etiquetas que você prende na peça, mas que sejam fáceis de tirar e não de colar. Menos riscos... rs...

O máximo possível de informações disponíveis de forma clara e simples é show!
Observar abaixo, que no caso das mandalas, eu coloquei o descritivo do significado das cores no meio da mesa. Já incita o cliente a procurar informações sobre a peça que mais gostou, deixando a você explanações mais complexas.


 ** observar o tema distribuição dos produtos, que comentei acima. **

Como estamos falando de placas, no caso abaixo, também deixei aparente as informações sobre formas de pagamento disponíveis.
Tudo que facilite a compra, nem todos os clientes gostam de fazer muitas perguntas. Mas não precisa ser algo enorme não...rs...


A feira de Lindóia é uma feira relativamente simples. Como estou utilizando como referencia, os itens apresentados são para uma feira simples, mas mostrando que sempre é possível fazer o melhor.
De qualquer forma, todas as peças que providenciei para esta feira podem ser utilizadas em qualquer outra. Como disse, é um estilo que pode ser sempre renovado, porém deixando sempre sua identidade.

Agora vou comentar o aspecto geral da montagem.


Este foi o resultado final.
A disposição das mesas ficou perfeita. Inclusive foi uma sugestão da Márcia, querida artesã que conheci na feira e que já havia participado anteriormente de feiras no local. A minha idéia inicial era em L, porém fui realocada então tive que pensar rapidamente numa solução eficaz. Ainda bem que a Marcinha estava por lá..ufa...rs...

Networking é tudoooo!!! E é sensacional encontrar pessoas que complementam nossas ideias iniciais e te dão a cereja do bolo para ficar do jeito que queríamos. Neste caso eu realmente tinha a desvantagem de não conhecer o local (por isso comentei, sempre que puderem visitem antes).

A ideia era "um convite para entrar em minha área de energias positivas".
Ao centro coloquei um tapete para deixar mais acolhedor.
Separei em setores - mandalas para um lado e encadernação e cartonagem do outro em seus devidos expositores.
Cada setor possui placas de identificação do produto, a placa de valor único para coleções, placa de informações pertinentes referente produtos e formas de pagamento.

Resumindo o stand foi realizado considerando duas coisas: o tipo de feira (conforme os participantes e suas usuais montagens) e o que pude levar no carro! hehehe

Acho que ao final ficou um bom trabalho!!!
Claro, sempre devemos fazer uma avaliação final, pós-feira (que também comentarei mais adiante).
Neste caso posso dizer que, quanto a destaque, stand, vendas e divulgação, esta participação foi um SUCESSO, graças a muito trabalho e nosso generoso Pai.

Então, fica aí meu convite. Leia as dicas e se empolgue. 
A próxima participação de sucesso pode ser A SUA!!!

E por hoje é isso!!!
Próximo post será sobre embalagens e como utilizá-las para expor sua marca.

Bjokas




Lallana Atelier

“Peças artesanais para decoração, harmonização
e presentes especiais para pessoas especiais.
Assim como você!”



8 comentários:

  1. Olá Lallana, pelo visto estamos super sintonizadas, pq estava exatamente com o mesmo problema: uma mesinha de 1.10m X 0.70m disponibilizada para feira no mês que vem, para expor peças de MDF e álbuns de scrapbook, simultaneamente. Fiz como vc, acabei de comprar uma pequena estante de MDF, para ficar sobre a mesa, e servir de expositor para os álbuns, setorizando e ganhando espaço. Mas, gostaria de saber detalhes do seu expositor de livros (tamanho, onde comprar, etc). Obrigada e continue na série, esta me ajudando muito. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia.
    Esse expositor é o seguinte: um dia vi um modelo gringo, a foto só. Xonei na ideia de algo multinível, compacto e que desse para desmontar.
    As medidas eu fiz baseada na minha mesa (profundidade). Então eu vou te dar as dicas, mas as medidas mesmo você tem que calcular considerando a mesa que você tem, para que não fique grande demais ou pequena demais. A distância que eu fiz entre uma prateleira e outra foi de 15cm. Ela é de montar ou seja, são duas madeiras laterais/verticais com encaixes e as madeiras horizontais/prateleiras que eu coloco na transversal delas também com encaixes, formando o expositor. O que eu chamo de encaixe são recortes feitos na madeira onde uma entra na outra para dar maior resistência (como encaixe macho e fêmea, porém são recortes iguais). Foi colocado uma madeira 1,5cm alto ao final para ser o limitador e assim o livro ficar inclinado, mas não cair. Eu não estou com ela montada aqui se não mandaria fotos mais detalhadas. Porém como disse, a largura e a profundidade quem define é você considerando a superfície em que vai colocar o expositor. O meu tem apenas 4 prateleiras, porque considerei a altura da mesa, para ficar no máximo até a altura dos olhos. Mas a sua pode ter 5 por ex., se você quiser. É um design bem simples, um bom marceneiro faz com tranquilidade. Se eu achar alguma fotinho antes da finalização eu te mando ;-)

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, show, Lallana! Semana q vem vou participar da minha primeira feira...tá me dando um frio na barriga!!!! ia ter feira semana passada no mesmo local e eu queria ir ver - mas choveu e foi desmarcada [pq é ao ar livre]. Adorei teu expositor tipo porta-livros. Vi algo semelhante na feira de brinquedos essa semana, e amei! Então vou meio na surpresa, vamos ver o que acontece!!!! A próxima semana será de todos preparativos - estou viajando desde domingo passado, só chego amanhã em casa...então, correria!!!! bjoooo e muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeeee quero saber de tuuuudo desta feira...rs..
      Fica com frio não, a dica é sorriso no rosto, muito amor pelo seu trabalho e expressar isso para as pessoas.
      Vai com confiança, estou certa que vai arrasar.
      Quero ver as fotinhos depois. Qualquer coisa "grita" durante a semana ;-)

      Excluir
  4. Amei cada dica sua! Realmente, o que mais me estressa é a montagem do stand... mas não consigo ser minimalista!rsrs No meu caso, quanto mais o cliente fica com dúvida, por ter muitas opções à vista, maiores as chances de não se decidir e levar mais coisas rsrs Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou Nina.
    Sucesso em suas feiras!

    Slds

    ResponderExcluir
  6. Amei todas as dicas, Dani. Principalmente o expositor de livros. Muito obrigada por compartilhar suas experiencias. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica

      Fico muito feliz que tenha gostado. Ainda tenho algumas postagens pendentes..rs.. mas com a loucura da Mega + rotina de loja virtual e encomendas está complicado. Porém vem novidades por aí.
      Muito obrigada por prestigiar o post e por deixar esse comentário querido.
      Slds

      Daniela

      Excluir