sábado, 19 de março de 2016

Participando de Feiras

Oyeeee

Hoje eu resolvi falar um pouco sobre feiras.
Retomei recentemente e me pareceu interessante comentar com vocês.
Participar de uma feira traz muitas vantagens e há diversas feiras de artesanato entre outras a qual nossa arte se encaixa e pode ser interessante participar.


Algumas vantagens:

* é uma ótima forma de você testar a viabilidade dos novos produtos tendo contato direto com seus clientes;

* fazer networking conhecendo diversos profissionais da sua e de outras áreas;

* observar o mercado;

* ter visibilidade tornando-se mais conhecido para o público em geral;

* aprimorar suas técnicas de vendas e ter um retorno de investimento relativamente rápido. Afinal, os clientes vão até você.


 
fonte: http://www.guiapraiagrande.com.br/artigos/arte-cultura/?data=7/5/2015&id=21

Claro que estes são apenas alguns benefícios, mas para isso é preciso observar pequenos/grandes detalhes. Considerando minha experiência pessoal participando e na maioria das vezes organizando feiras, vou comentar temas relevantes para que sua participação tenha desde o início grandes possibilidades de muito sucesso!


 
fonte: http://bandsc.com.br/canais/noticias/encontro_de_artesaos_deve_movimentar_feira_de_moda_em_brusque_no_vale_do_itajai.html

Vou dividir a postagem, pois o tema é extenso e ninguém aguentaria ler tudo de uma vez...rs... 
Para começar vamos tratar de:

Escolhendo uma feira.

Diversos amigos vêm conversar comigo pedindo dicas antes de participar de uma feira. E geralmente tenho a oportunidade de ter um feedback sobre suas experiências.
Ao escolher uma feira para participar, é importante observar: 

- é uma feira nova?

- é uma feira tradicional?

- quem é o organizador? Essa pessoa tem experiência com feiras?

- onde ela será feita/localização? É de fácil acesso via ônibus, metrô? Tem estacionamento?

- se já é tradicional solicite informações sobre tráfego, quantas pessoas costumam visitá-la em suas edições. Aproveite e busque outras fontes de informação quanto a isso, não se fie apenas nos dados repassado pelo(s) organizador(es). Outra opção é buscar informações com pessoas que já participaram anteriormente.

- qual é a forma geralmente utilizada para divulgação? Redes sociais, jornal, panfletagem, faixas, etc.

- se é nova, como o organizador informou serem as formas de divulgação que serão utilizadas?

- como eles permitem sua participação na divulgação?  Apenas sua logo e nome, fotos de suas peças? Em quais mídias?

- número de participantes? Quantos da mesma área que você caso seja uma feira diversificada?

- pergunte exatamente qual o espaço que terá para seu stand? Neste espaço o que você é autorizado(a) a colocar: mesa, prateleira, arara, placa de identificação com sua logo ou banner e etc? 

- será necessário locar mobiliário? Quando será a entrega e quem fará a montagem? Está incluso no valor? Qual a taxa? 

- você terá lugar pré-determinado? É o mesmo espaço para todos, caso não seja uma mega artesanal, por exemplo.

- tem pontos de luz?

- tem disponibilidade de internet via wi-fi? Lembrando que não é para acesso ao whatsapp, face ou outras redes sociais. Para quem usa máquina de cartão especialmente via celular é muito importante!

- ler muito bem o contrato. Caso não haja, formalizar de alguma forma, nem que seja por email, mencionando claramente quais são os deveres, direitos e etc. Mencione tudo que for necessário para que fique claro e não lhe deixe em caso de necessidade completamente desprotegido. 

***Aproveitando o tema desprotegido, eu Dani tenho preferência por locais cobertos/fechados. Feiras ao ar livre são interessantes, porém você fica sujeito as intempéries do tempo. Se o seu produto não pode ficar no calor ou chuva, você correrá o risco de perdê-los. Pense neste quesito ao aceitar participar de uma feira aberta. Principalmente se for por um período de vários dias onde dificilmente se pode estimar com 100% de certeza a previsão do tempo. Lembrando da famosa e antes pontual "Águas de Março" que para mim este ano foram águas de fevereiro...
E leve em consideração que se em uma feira fechada, o tempo pode dificultar a ida das pessoas à feira, imagina sendo aberta. Então a possibilidade de que nos dias de mau tempo não haja muitas vendas é grande.

   
fonte: http://www.addiper.pe.gov.br/index.php/xvi-fenearte-maior-feira-de-artesanato-da-america-latina-acontece-entre-2-e-12-de-julho/

Feira nova x feira tradicional

Uma feira tradicional já tem um público cativo, geralmente é feita no mesmo lugar e em datas determinadas. Sendo assim o trabalho de divulgação para trazer clientes é menor e a garantia de público (considerando ser uma feira de sucesso reconhecido) muito maior.

Claro que, chuva, frio, greve de ônibus e etc. são variáveis que podem mudar drasticamente este cenário. Mas vamos considerar com otimismo hehehe.

Uma feira nova necessita de muita divulgação, a maioria das pessoas que certamente irão lhe prestigiar são amigos e familiares, portanto para que estes se sintam confortáveis e para que haja além destes outro público, a organização desta feira deve ser muito bem feita e a infraestrutura digna.

Neste quesito aproveito para mencionar sobre organizador. Muitas pessoas têm interesse em fazer/organizar feiras, mas infelizmente neste momento inexperiência pesa bastante até porque quem o faz está lidando com o tempo, o investimento, o trabalho e a expectativa de todos que se comprometem a participar.

Um amigo participou de uma feira nova e na metade do período já não queria mais ir, pois considerava perda de tempo e investimento. 

* comentou que o local destinado era inadequado;

* não houve divulgação portanto não havia público;

* a organizadora misturou comida com produtos de forma desorganizada tirando totalmente o foco da feira que eram produtos;

* o local não tinha qualquer infraestrutura, portanto a montagem assim como organização dos stands não foi bem planejada. 


Ou seja, fiasco total! 

A pergunta que fica é: de quem foi o prejuízo no final?

Quanto a localização, ter fácil acesso é fator determinante para as pessoas visitarem uma feira, principalmente se ela for nova. Não ter acessibilidade restringe o público a pessoas que tenham carro e exige que a feira tenha como foco um nicho bem específico.

Saber quantas pessoas costumam visitar a feira ajudará no momento de escolher quais e a quantidade de peças a serem levadas. O tipo de público também determina o ticket médio (valor gasto pelos clientes em edições anteriores) fazendo com que leve mais peças que se adequem a este valor e aumentando a possibilidade de vendas.

Sem divulgação não há feira, seja ela nova ou não. Este quesito deve estar muito bem determinado, até para que você possa ter acesso a esse material para divulgar em suas redes sociais além das tuas próprias.

O espaço é importantíssimo. A forma como apresenta seus produtos fala muito sobre você como profissional o que ao final remete a visão que as pessoas terão de suas peças. Um stand convidativo e organizado atrai clientes e também facilita no momento da compra. Caso o mobiliário seja de terceiros, sempre defina o horário de montagem dos móveis para que haja tempo hábil para finalizar a disposição dos produtos e demais itens, tudo EM CONTRATO. 

Energia e wi-fi são muito bem-vindos (no meu caso necessários). Sempre!

Contrato - leia muito bem, várias vezes. Evite assinar ou enviar um "de acordo" via email sem ter absoluta certeza que compreendeu e é bom para ambas as partes. Caso envolva pagamento, principalmente pessoa física, tenha o máximo possível de informações sobre essa pessoa e exija recibo de pagamento.

Esses são alguns tópicos importantes. Porém tão importante quanto, é sempre que possível visitar o local antes. Veja como é a iluminação, se você ficará perto de portas ou janelas e a infraestrutura no geral (inclusive se há extintores de incêndio, segurança e etc.). Pode parecer besteira, mas já participei de feira em que o stand ao lado do meu pegou fogo por má instalação elétrica. E no dia anterior eu havia perguntado onde estavam os extintores do local e me mostraram 1 que estava num lugar completamente inadequado (escondido atrás de mesas de participantes da feira). Só havia 1 extintor (o que foi mostrado) para aquele espaço gigantesco e é o que foi usado para apagar o fogo!!!

Após o ocorrido exigi e fiquei o restante da feira com 2 extintores um na frente e outro ao lado do meu stand. Não havia um organizador sequer no local para resolver no momento do ocorrido. E se o pior tivesse acontecido? Papel e tecido são altamente inflamáveis. Apenas uma porta para entrada e saída e eu ao fundo da feira láaaa longe... E se tivesse acontecido durante a noite? Dezenas de profissionais teriam perdido absolutamente tudo, inclusive eu!!! 
Parece piada... mas acontece, acreditem!!! E antes que pensem que eu fui a uma feira qualquer... fui não...rs...

Sendo assim amigos e amigas, SEGURANÇAAA. Muitos deixam para lá, mas é sim um quesito a se pensar porque nem sempre os outros pensam por nós!!! #ficaadica

Finalizando, a feira começa antes da montagem. É uma decisão bem analisada, planejamento, investimento e dias de trabalho no stand durante a feira. Se as etapas de preparação são puladasé um obstáculo para seu sucesso. Há variáveis que estarão fora de nosso controle como o caso que citei acima. 
Porém cabe a nós evitarmos o máximo que pudermos, estarmos conscientes e informados antes de iniciar e assim caminhar rumo ao sucesso!! 

No próximo post o tema será montagem do stand.
Gostou? Deixe seu comentário!!!
Bjoka





Lallana Atelier

“Peças artesanais para decoração, harmonização
e presentes especiais para pessoas especiais.
Assim como você!”



 




12 comentários:

  1. Nossa, dicas maravilhosas. Nunca pensei em nada disso, até porque nunca participei de nenhuma feira, mas pretendo participar. Agora já sei por onde começar

    ResponderExcluir
  2. Eeee que bom Adri!!!
    Participar de feira é uma ótima experiência. Bastaaante trabalho, mas recomendo.
    E logo vem mais dicas por aí ;-)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Lallana. Compartilhei em nosso grupo https://www.facebook.com/groups/empreendercomarte/
    O assunto "feiras" aparece de vez em quando lá!
    Se quiser, fique à vontade para vir ao grupo :)
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Aaah obrigada Marion.
    Fico feliz e espero realmente que as postagens ajudem. Tentarei cobrir todos os topicos pertinentes.
    Então não perca!!
    😉

    ResponderExcluir
  5. LALLANA MUITO OBRIGADO PELAS DICAS, INFORMAÇOES NUNCA PARTICIPEI DE FEIRAS MAS PRETENDO EStava procurando informaçoes agora sei por onde começar, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Que oootimo Claudia.
    Espero que estas e as futuras informações que trarei possam lhe ajudar nesta super jornada que é o mundo das feiras.
    Obrigada pela mensagem!!

    ResponderExcluir
  7. Amei! Obrigada pelos toques!!! Ainda não participei de nenhuma feira, mas tenho pensado sobre isso e ainda essa semana vou ao SEBRAE para ver se existe um calendário aqui na minha cidade/região! Bjs e sucesso para todos nós!

    ResponderExcluir
  8. Que booom Andréa.
    Sebrae é uma boa pedida e provavelmente será um calendário com feiras tradicionais ou caso seja nova que tem algum apoio seja deles mesmos ou de algum órgão como prefeitura ou patrocínio. Vale a lena checar e arregaçar as mangas!
    Slds

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, nunca participei de uma feira mas tenho muito interesse, amei suas dicas e sinceramente já me abriu um leque enorme de planejamento e cuidos de uma importância que não havia pensado. Realmente não devemos pensar só na parte financeira e não se atentar a segurança.... Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliane. Fico bem contente.
      Já estou finalizando a 2a postagem, acompanhe!!!
      Slds

      Excluir
  10. Amei as dicas, principalmente porque sou nova nisso tudo e agora que estou começando a ver participações em feiras e acabei de perceber que faltava muita informação a ser solicitada. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sandra.
      Fico feliz em ajudar. Há coisas que nós nem imaginamos que devemos atentar, mas a experiência ajuda bastante.
      Ainda mais agora, é necessário ser ainda mais seletivo na escolha das feiras para não ter prejuízo.
      Espero que continue comigo pois ainda há mais dicas para eu postar...rs...

      Slds

      Excluir