quinta-feira, 24 de março de 2016

Montagem do Stand

Agora vamos falar sobre o stand. 
Feira escolhida, contrato fechado, peças confeccionadas considerando os dados que foram passados pelos organizadores e por uma pesquisa informal.
Chegou o momento de montar seu stand na feira - UHUUUULLLL!!!!

Esta é a segunda postagem da série "Participando de Feiras" no intuito de ajudar futuros participantes a conhecer um pouco sobre o mundo das feiras artesanais e dicas a serem observadas para que comece com o pé direito. 
Caso não tenha lido a 1a postagem clique AQUI.

** Antes de iniciar este tema, quero comentar sobre o transporte. Muiiiiiiito cuidado como vai embalar, armazenar e proteger suas peças. No transporte tuuuudo pode acontecer. Portanto caixas frágeis ou se forem reaproveitadas, reforce. Envolva em plástico bolha ou sacos/sacolas plásticas o máximo de coisas que puder. Acredite, acontece de tuuuudo nestas horas... não estou querendo assustar ninguém, mas sabe aquela história "parece que acontece de tudo quando não deve". Bem isso!!!  ;-)
Proteja e embale da melhor maneira possível, considerando que haverá o balançar do carro, algum tipo de fricção entre elas dentro do recipiente e etc., então pense em todas as possibilidades possíveis e impossíveis.**

***Principalmente etiquete as caixas informando exatamente o que tem dentro delas, para abrir na ordem correta no momento da montagem. Nada pior que coisas espalhadas por todos os lados no momento de pressa e pressão...rs...
Separe nestas caixas o que é estrutural, o que é decorativo e o que é necessário (embalagens, etiquetas, canetas, sacolas, fitas e etc.).
Isso facilita bastante. E prefira caixas médias (ainda que em maior quantidade). As caixas enormes são difíceis de carregar, empilhar, ficam pesadas, as vezes somos apenas nós mulheres então vamos facilitar nossa vida, não é mesmo? ***

Boraaaa!!!

Montagem:

Eu recomendo e prefiro que toda a montagem seja feita 1 dia antes. Isso de “porque vai abrir no período da tarde só é liberada a montagem pela manhã”  não não não!

Ah, nem por isso deve-se pagar um dia a mais ok?

No caso de uma mega artesanal, por exemplo, que tem divisórias, móveis, parte elétrica mais complexa e etc., deve ser feita no dia anterior e muito bem determinada a hora da entrega do stand PRONTO pela equipe contratada. Lembre-se que depois disso ainda tem a "sua montagem" a ser feita então nada de horários muito tardios.


Bom, a montagem do stand referente ao que nos apetece, como comentei na postagem anterior, começa primeiramente pelo espaço disponível. Só assim é possível, considerando as diretrizes passadas pela organização, definir o que você pode levar.

Mesas: 

Item indispensável é a mesa, porém, qual mesa?

Alguns locais disponibilizam uma mesa com cadeira, mas muitas vezes elas não são bonitas ou até mesmo estão danificadas (quando não é mobiliário locado).

Há quem utilize aquelas em metal, comuns em bares e também as redondas ou quadradas plásticas (há desmontáveis).

Tudo é possível, apesar que se for algo inevitável eu ficaria com as quadradas em metal por serem mais fáceis de colocá-las uma ao lado da outra mantendo a mesma altura e parecendo uma única mesa. 
Se bem me recordo as mesas quadradas/redondas inteiriças e plásticas tem as pernas maiores, não permitindo lado a lado por deixar um vão entre elas.
As de montar, me parecem frágeis e se movimentam demais, mas se você está adaptada(o) e trabalha bem com elas, boraa!!!

Por isso vou sugerir como item funcional as mesas que eu utilizo.

Comprei pensando principalmente nos requesitos: bonitas e práticas, inclusive para o transporte, caso necessário.

São as que tenho e utilizo no meu atelier, por também serem muito fáceis de limpar, dobráveis, super fáceis de montar e relativamente leves.
Então resolvi duas questões com apenas 1 modelo de mesa :-D
 

Estas que inclusive utilizei na feira de Lindóia. Levei no porta-malas tranquilamente (considerando o porta malas de um carro sedan. Mas se for sozinha(o) ou com apenas 1 passageiro, "vai de boa" atrás dos bancos, desde que colocada de forma segura). 
Esta mesa está disponível em 3 medidas. A que mais me atraiu foi o modelo de 1,83m. largura x 0,80cm de profundidade.



Deixo disponível o site para que possam pesquisar caso haja interesse.

As minhas eu adquiri no Sam´S.  ;-)  Por ser do mesmo grupo, talvez tenha até no Walmart... vale checar.


Agora falarei de toalhas. 
Vejo isso há anos... Muitas pessoas são adeptas do TNT. Sei que é barato (no valor de hoje média de R$ 2,00 o metro) existem de diversas qualidades (o que também é um agravante já que nem todos notam), porém é algo que não me agrada muito... Aliás não me agrada em nada! kkkkkk 
Já usei em feiras, achei um desperdício do meu tempo e do meu dinheiro para ajeitá-lo, encontrar no tom que eu queria e se venta é o ó...aff..
Mais uma vez.... minha opinião!!! Se gosta, se está bem adaptada(o), se não vê nada de errado... ok. Eu creio que há opções mais adequadas.



Observe que os itens adquiridos para uma feira, apesar de parecer um investimento alto, é algo que você reutilizará diversas vezes e permitirão uma caracterização do seu stand, promovendo assim a identidade de sua marca. 


Minha recomendação: use e abuse de muita criatividade ou fica minha sugestão que é um tiro certeiro, que gosto muito e utilizo - o tecido oxford.
Amassa pouco, tem um ótimo caimento custando em média - valor de hoje R$ 9,00 o metro. 
Basta fazer barra e pronto!
Se quiser conhecer clique AQUI - link de uma loja que peguei na internet. Observar que há lojas em que o tecido poderá aparecer com um valor para maior. Neste caso, provavelmente ele terá largura de 3,00 metros.

Claro que você pode utilizar outros tecidos que lhe agradem mais. Porém, para mim, considerando custo x benefício, o oxford atende bem. Aliás, utilizo para diversas outras coisas por ser um tecido coringa. Tem aparência elegante,  ótimo caimento então é perfeito para feira.

Como disse, é meu gosto particular, portanto apenas uma sugestão.
Lembrando que possivelmente haverá uma montagem elétrica e fios passeando pelo stand, deixá-los visíveis ainda que por trás de um tecido, não é muito bonito!  :-P

Geralmente não se tem espaço para outros itens importantes como sacolas, embalagens, fitas, ou seja, itens para finalização da venda. Por isso o espaço abaixo da mesa, serve para ter onde guardar bolsa, blusas e o que mais não for de exposição. Também por isso a indicação de uma toalha com bom caimento, que não seja transparente, que não cause desconforto ou que seja feio se observar levantando para pegar o que há embaixo da mesa. 

O ideal é organizar da forma mais prática possível o que necessitará para que seja uma ação rápida, eficiente e precisa. 


O que EU costumo fazer é: utilizar as caixas de transporte como suporte e acima, deixar separadamente em bandejas ou caixas baixas os itens de embalagem separados para pegar rapidamente embaixo da mesa. Eu determino, por exemplo, 2 ou 3 tipos de embalagens que sirvam para as peças. Não tem como levar todas as embalagens necessárias para que fiquem certinhas como quando enviamos do atelier direto ao cliente. 
Vai da criatividade para que fique bonita.


Outra coisa interessante de se comentar: não tenha a pretensão de levar todo seu atelier para uma feira. Não dá!!! Neste momento tem que ser prática, eficiente e principalmente, optar pela simplicidade.


Lembre-se que a montagem do seu stand envolve diversos fatores:

·       agradabilidade,

·       organização,

·       destaque e sim,

·       beleza.



Tem que ser um stand que chame a atenção e à distância, pois dependendo do seu produto não é ele que fará este trabalho.

Outro item muito útil e bem importante caso haja espaço é uma bela e prática prateleira.

Prateleira:

Falando em prateleira, a minha é desmontável. Ao comprar uma prateleira avalie a profundidade e o peso que ela aguenta.




A minha eu comprei na Cassol, se não me engano é esta.
Segue o site para que possam ver também.

Fazer montagens multinível também é super interessante. Neste caso sim, super aprovo o uso de caixotes com tecido cobrindo para fazer algumas montagens diferenciadas. Como sempre criatividade conta muito.
Comentarei um pouco mais no próximo post.

Por enquanto é isso sobre estrutura. 

O que vocês acharam desta postagem??? 
Aguardo mais e mais comentários!!!

E por hoje é só pessoal!!!
Próximo post falarei sobre organização do stand e distribuição das peças!  
Bjokas



Daniela Fellipe
Lallana Atelier

“Peças artesanais para decoração, harmonização
e presentes especiais para pessoas especiais.
Assim como você!”




4 comentários:

  1. Lallana, m ais um post supeeeeeer! Depois vou compartilhar :) Estou justamente começando a pensar nessa questão de mesa. Essa tua é bem bacana. Estava pensando em uma de madeira, dobrável, que vi na Leroy Merlin. Mas vou analisar bem essa tua sugestão - adorei ser em forma de maleta! Vou voltar aqui muitas vezes! Ah, no findi, fiz um "trilho" pra mesa já - que dá pra qualquer mesa, colocando uma outra toalha por baixo. Depois mostro lá no grupo! Abs. e obrigada pela contribuição.

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    1. Eee super obrigada Marion.
      Que bom que gostou da mesa. Para mim é super prática. Como há em 3 medidas dá para escolher a que mais se adapta as suas necessidades.
      Este trilho virá super a calhar. Na próximas postagem comentarei sobre a distribuição dos produtos e inclusive a mesa que montei, tem um trilho sobre a toalha principal.
      Obrigada pelo comentário. Sempre bom saber que o texto está contribuindo e nos incentiva a produzir mais conteúdo! ;-)

      Slds

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  2. Estou adorando essa série e já ansiosa pelas próximas dicas :)

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  3. Estou caprichando e quero passar o máximo possível de informações.
    Super feliz que esteja sendo útil.

    Slds

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